mais um momento nerd

olha, eu sei muito bem que historias em quadrinhos funcionam na logica do mercado e coisa e tal. e eu também entendo que, por mais que exista um trabalho artístico por trás de tudo, o que importa mesmo pra marvel e pra dc é vender revistinhas. tudo bem, isso é normal, afinal é uma indústria e todo mundo precisa comprar leite pras crianças ou pilhas pro vibrador, mas às vezes (ou quase sempre ultimamente) o pessoal esquece de uma coisa muito importante num processo criativo: bom senso.

sério, minha gente. eu to errado em dizer que quem compra revista em quadrinhos de x-men são fãs de x-men? tudo bem que existem curiosos ocasionais e que é preciso atrair novos leitores, mas é só observar as bancas de revista que você percebe quem é o alvo principal das histórias. afinal, por que alguem se interessaria em comprar um gibi onde se lê “a volta do magneto” na capa se essa pessoa não faz a menor idéia de quem seja o magneto. enfim, meu ponto é: se os roteiristas dessas histórias começam a zombar do bom senso e da inteligência dos fãs, quem é que vai comprar as revistas?

então é aquela coisa: em nome de uma logica de mercado equivocada, existe muita falta de respeito com o leitor de historias em quadrinhos hoje em dia. e eu não to nem falando de, por exemplo, a marvel inventar uma desculpa esfarrada para o homem-aranha pra vestir mais uma vez o uniforme negro bem na época do lançamento do terceiro filme. isso eu engulo. e eu também não to muito afim de falar da trama absurda que surgiu pra transformar o aranha num herói solteiro de novo. tudo porque alguém achou que um herói casado/divorciado não atrai fãs jovens. nossa, ainda bem que eu, com 22 anos hoje, só comecei a ler as historinhas do aracnídeo antes de 1987, ano em que ele e mary jane se casaram. eu poderia correr o risco de não me identificar com ele, etc. mas, como eu disse, não é sobre isso que eu quero falar.

o que realmente motivou esse post foi uma notícia curiosa que chamou minha atenção hoje. é o seguinte: a dc comics vai lançar uma minissérie que conta a origem do duas-caras.

null

o nome da série será two-face: year-zero e a sinopse publicada pelo omelete segue logo abaixo:

“Em uma época de corrupção e ganância, a única força que impede que Gotham City entre em colapso é formada pelo Promotor Público Harvey Dent, um policial chamado Jim Gordon e um vigilante conhecido apenas como Batman – um misterioso grupo de combatentes do crime intocáveis que trabalham fora da lei. Confira o início de seu legado, quando o encontro entre os Melhores e os Piores de Gotham cria os protetores do futuro da cidade, bem como o monstro que tentará destruí-la.”

legal, né? agora assim… alguém avisa pra dc que já existe uma minissérie que conta a origem do duas-caras? ela se chama o longo dia das bruxas (the long halloween) e foi publicada uns dez anos atrás, com roteiro de jeff loeb e arte de tim sale (vlw wikipedia rs). e, se não for pedir muito, aproveita pra avisar que essa sinopse que deveria ser da nova minissérie se encaixa direitinho com a história antiga?

outra informação bem útil: sabe o filme novo do batman? o com heath ledger morto etc? é, ele vai contar a origem dos duas-caras e, só pelas várias campanhas virais que vêm sendo lançadas na internet de um ano pra cá, já dá pra perceber a forte influência do Longo Dia das Bruxas.

sim, e daí? e daí que não seria muito mais interessante familiarizar os novos fãs com a origem do vilão republicando a história classica? não seria muito mais respeitoso com os fãs mais antigos? ou será que uma minissérie publicada dez anos atrás está tão datada a ponto de ser incompreensível para os jovens modernosmodernososposmodernos de hoje em dia?

sei não, viu? pra mim é como se dc estivesse me dizendo o seguinte: OLHA RS LEVA MUITO A SERIO ESAS BOSTA AE NAO PQ ANO Q VEM EU VO CONTA AS MESMA HISTORIA TUDO DE NOVO DE OUTRO JEITO MAL AE BJX

enfim, ainda bem que eu nao compro mais revisitinha.

Uma resposta

  1. ai kkk o unico quadrinho q eu leio e da monica idai vai me hackea otario

Deixe um comentário

